terça-feira, setembro 20, 2005

O mestre...

Não esquecerei este dia! Hoje fiz algo único, pedi o autógrafo/dedicatória a alguém. Esse alguém só podia ser uma pessoa: o meu mestre...
Sempre gostei de ler e tenho vários livros que posso considerar como favoritos, mas aquele que para além da leitura me incentivou à escrita foi o "Rosas de Atacama". Bem sei que não irá ser nunca uma das obras marcantes da literatura mundial (a menos que o autor ganhe o Nobel), mas encerra o estilo de escrita que descobri ser o meu. Contos curtos, rápidos, secos, de estórias verídicas, cheios de personagens atípicos. Apaixonei-me pela escrita e pelo livro, mesmo que os meus amigos não vejam o porquê dessa paixão.
Lembro-me de quando o li pela primeira vez, senti vontade de partilhar também as minhas estórias com o mundo. Mas acima de tudo, queria conhecer o autor! Aquele que mesmo não me conhecendo se tornou meu mestre...
Assim, hoje estive frente a frente com Luís Sepúlveda! A ocasião foi a apresentação em Portugal do seu último livro (falarei dele quando o acabar). Quem me conhece sabe que não sou de ficar nervoso ao pé de celebridades, mas tive receio de me engasgar. Tinha tanta coisa para dizer, mas diante dele não consegui articular palavra. Depois da dedicatória: "Para mi amigo con un saludo del America del Sur", ao apertar-lhe a mão, só consegui dizer: "Obrigado por tudo"...

Assim vai o meu mundo...

4 comentários:

Wakewinha disse...

Vim aqui ler para ver se realmente merecias o link nos favoritos do Voz Oblíqua, e depois de ler que existe alguém que idolatra Luís Sepúlveda tanto quanto eu, acabo a perguntar-me por que raio ainda não te tinha vindo visitar e conhecer há mais tempo!

Infelizmente não te vou poder prometer visitas muito frequentes, pois como deves ter lido, acumulo 3 trabalhos, e no meio de horários mirabolantes, torna-se complicado encontrar tempo para me dedicar a ler tudo o que de interessante se escreve pela blogosfera portuguesa. Mas agora que já estás lá na side bar, podes contar com as minhas visitas, mesmo que não frequentes, pelo menos sinceras, e com muita vontade! ;)

Ah, o meu preferido de Sepúlveda é a "História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar"! Foi uma grande lição de vida na altura em que o li, e normalmente é o que eu espero das páginas da minha vida!

Beijinho*

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Numa situação similar (depois de ter feito algumas perguntas da plateia) o escritor escreveu na dedicatória "obrigada pelo interesse demonstrado" e apertou-me a mão com muita força... e eu, nada! Ele estava ali à minha frente... e eu fiquei muda.

A. Narciso disse...

Caro Francisco, partilho ctg do prazer de ler Sepulveda. Esse novo ainda nao tive a oportunidade de adquirir mas todos os outros figuram na minha colecção. No meu blog já escrevi sobre alguns dos seus livros e sobre o proprio autor, antigo residente de Hamburgo, assim como eu.
Forte Abraço e bom inicio de Outono

Anónimo disse...

Chico,
Só gostaria de te mandar um grande e forte abraço. Escrevo um comentário sobre este assunto em particular para te felicitar por teres realizado um dos teus sonhos. São eles que nos movem e é por eles que todos os dias lutamos.
Sou quem sabes...Sempre ausente, mas sempre presente...