sábado, outubro 14, 2006

O mundo dos livros...

Ontem acabei o último livro de meu mestre Sepúlveda, o Poder dos Sonhos...
Uma das características dele como escritor é a sinceridade. Ele não esconde que é chileno, que é de esquerda, que despreza a Administração Bush, que adorava ver Pinochet apodrecer na prisão... Tudo nos é dito na primeira pessoa, tudo é confirmado sem rodeios. Não sei até que ponto é suportável ler este livro, não concordando com ele. Ele defende, ele ataca, ele ama, ele odeia, ele critica, ele elogia..
Se me perguntarem se sou de esquerda, respondo que aí está o meu coração! Se me perguntarem se sou de direita, respondo que aí está a minha cabeça! E a alma? Essa, está bem ao centro. Acredito num mundo em que esquerdas e direitas sejam desnecessárias; em que as "lutas" de esquerda e as "guerras" de direita sejam abolidas. Talvez não chegue esse dia, mas tenho de acreditar no poder dos sonhos...

Deixo uns excertos:
"A emoção é uma confusão de sentimentos que provém das recordações, e recordamos porque temos memória."
"Se não formos audazes, o que não é sinónimo de irresponsabilidade, se não formos terrivelmente audazes como os nossos sonhos e não acreditarmos neles até os tornar realidade, então os nossos sonhos murcham, morrem, e, com eles, nós também."
"Se tal não acontecer agora, nos próximos dias, então, com tristeza, teremos de dar razão aos versos de D. Francisco de Quevedo: « Poderoso caballero es don Dinero.».

Assim vai o mundo...

6 comentários:

Luna disse...

muito bom esse livro...mas sou suspeita, é o meu autor de eleição...

Lúcia disse...

nunca li nada dele, mas penso que tenho um livro dele arrumado na estante. vou procurar para ver se gosto.

Francisco del Mundo disse...

Luna, sabemos que também o meu...:D

Lima, que acto imperdoável...:D Vai já ler...:D

silvia disse...

Não conheço, por isso não falo e não comento:-)
beijo e um :-)

ivamarle disse...

gostei dos excertos, deve ser um autor interessante ;-)

Francisco del Mundo disse...

Silvia, mas merece que o conheças...:D

Iva, o autor favorito da menina Luna e meu tb... São umas referências fortissimas...:D

Beijos