terça-feira, outubro 24, 2006

O Mundo privado...

A minha mãe anda cansada! E começa a ter lapsos de memória que indica o meu pior receio. Custa-me muito falar disto...
Tenho a sorte de ter uma mãe com uma óptima saúde. Aparte uns diabetes controláveis, quase nem as constipações a afectam. E ver que o que está a vacilar é a cabeça, assusta-me. Assusta-me verdadeiramente! Acompanhei o caso do meu avô materno, que aos 80 e muitos anos ainda tinha uma saúde física aceitável mas a quem a memória já tinha fugido. Quando perguntava pela minha avó (falecida há uma década), um arrepio percorria-me a espinha. Esquecer que a pessoa com quem se passou 50 anos já não está neste mundo, demonstra um despreendimento da realidade aterrador.
Perguntei a mim mesmo se o sofrimento físico é pior que o sofrimento mental. Alguns de vocês sabem que já tive lesões físicas desagradáveis. Sabem também que tenho uma memória que senha a ser defeito de tão boa. Por tudo isto acredito que suportava (ou suportarei) melhor a degradação física que mental. É que a física, por muito que me doa, cabe a mim aguentar melhor ou pior; mas a falta de capacidade de lembrar ou pensar autonomamente provoca trabalhos a outros...

Peço desculpa pelo desabafo! É para mim um assunto muito mais tabu que a morte... Foi preciso chegar o dia de ontem para me aperceber que a minha mãe está a envelhecer, mas ainda vou a tempo de lhe dizer o quanto gosto dela e ela o entender.

Assim chora o Mundo...

9 comentários:

mfc disse...

Toma um abraço...
O fim do meu pai também foi parecido.

Francisco del Mundo disse...

mfc, obrigado... Caiu bem esse abraço...

Catraia_Sofia disse...

Abraços e beijos!

A minha avó teve Alzheirmer e esteve 7 anos a piorar de dia para dia. Sei o que é o esquecer tudo, o não lembrar e no meio da quase paralesia (física e intelectual) ter rasgos de lucidez (curtos).

Abraços e beijos, meu caro!
E nada de pensamnetos negativos, ora essa!

- se puderes delicia-te a ler O Diário da Nossa Paixão! vais gostar!

Francisco del Mundo disse...

aifos, já li, já vi...:D Já aqui falei dele... E bem...:D Aliás, algumas das frases que mais gosto são desse livro... Ela ainda está bem! Mas por exemplo, começa a trocar datas e lugares... E só isso me faz tremer... Mas tenho um sorriso enorme na cara: herdei-o dela!!!:D
Beijo

disse...

Acompanhei o meu avó assim...
Um beijo...

ivamarle disse...

não chores Francisco, ou melhor: chora! chora muito, chora tudo de uma vez, mas não te martirizes, não a ajudas a ela nem a ti. Tens de te manter lúcido e com todo o amor que lhe tens, vais ver que consegues suportar melhor essa dor.Não te vou dizer que imagino o que sentes, talvez tenha uma ténue ideia, não pode passar disso, sobre uma experiência tão aterradora.A minha mãe tem 77 anos e está lúcida e de saúde, é auto-suficiente, mas...até quando? Ela tem mais força interior que as 4 filhas juntas, quando essa força nos faltar, nem consigo imaginar...
Toma lá um beijo de uma cota, que é o que se pode arranjar ;-)

Anónimo disse...

Um Grande abraço e um grande beijo... a VIDA é tramada... eu sei bem o que é isso.

Anónimo disse...

Neste momento e depois de ler este post nao sei o que te dizer, ao mesmo tempo que acabo de limpar a lagrima do meu rosto penso e espero que tudo nao passe de um mau pressentimento, e tenho a certeza que de ti ela nunca se vai esquecer...
Por muito que tente e queira, a unica coisa que posso fazer é estar presente para tudo o que precisares...
Abraço e ve lá as confusãoes em Vigo...

Francisco del Mundo disse...

Sofia, obrigado e outro para ti...:)

Iva, as minhas lágrimas são sorrisos...

Psique, mas nós podemos torna-la melhor...:D

Danias, basta dar-te um abraço porque somos quem somos...:)