sexta-feira, outubro 14, 2005

De volta ao anonimato...

Dei por mim a ler um coment bem desagradável num post meu sobre as lojas dos chineses. Dizia o seguinte: "Oh burro - o problema não é ser comércio desleal como título por si só, mas sim devido à inexistência de leis comunitárias que são exigidas outros estabelecimtos que não lojas dos chineses. E já ouviste falar dos métodos de trabalho da mão-de-obra chinesa? Acorda para o teu mundo"... Ora bem, decidi, numa ocasião única, responder!
Primeiro, não tenho receio de críticas. Exponho as minhas opiniões claramente e não me importo que me contradigam. Agora, como já disse aqui anteriormente, não tenho muito afecto por anónimos. E logo nesse pormaior este coment perde muita da sua razão...
Segundo, começar uma crítica com um insulto só desce ainda mais na minha consideração. Sobretudo porque pôs em causa a minha inteligência num campo que é o da minha formação. Ser licenciado em Relações Internacionais e pós graduado em Diplomacia, dá-me um à-vontade no assunto que dificilmente alguém me pode passar um atestado de burrice. Falei realmente que as coisas que se podem encontrar numa loja dessas são baratas (se bem que referi mais a variedade), mas lembro a este senhor ou senhora que as lojas dos 300$00 apareceram antes dos chineses e eram exploradas por portugueses. Ou não eram tão condenáveis na altura por terem artigos feitos no Oriente? Quanto às leis comunitárias, que de certeza as sei mais de cor que o acusador pois tive que as estudar várias vezes, estão a ser alteradas em todos os sectores, mas dificilmente susterão a força do comércio chinês. É que a globalização tem como efeito a transnacionalização dos factores de produção, para além dos próprios produtos...
Por fim, e o ponto que não admito que toquem, ninguém melhor que eu sabe as condições de trabalho na China. Vejo frequentemente os sites da Humans Right Watch, Social Right Watch e Amnistia Internacional e só não faço parte dessas organizações porque poderia causar-me dificuldades no acesso a certos cargos. Mas quem me conhece sabe que tenho uma consciência humanista inatacável. E se realmente tenho de acordar para o meu mundo, tenho de me insurgir contra as condições degradantes que os africanos e imigrantes de Leste tem nos locais de construção portugueses! Sabia, sr. anónimo, que é sempre estimado que morram 3/4 trabalhadores (e imagine as nacionalidades) por falta de condições de segurança em cada obra de maior envergadura em Portugal? Acha que isso nos coloca à frente ou atrás da China? E sabia que na zona do Vale do Ave, a idade mínima de trabalho não é respeitada? Ainda assim anda com sapatos portugueses, não anda? E mesmo que sejam italianos, muitos são feitos por mãos portugueses de crianças... E os emigrantes portugueses que vão fazer trabalhos desumanos para sítios inóspitos, como na pesca do bacalhau no Canadá?
Não preciso acordar, pois conheço bem o mundo onde vivo. Agora posso é lutar por um mundo melhor, e esse é que é o meu mundo...
Assim, sr. Anónimo, tome consciência que lhe respondi apenas a título de exemplo. Não mais darei resposta a este tipo de coments e até os apagarei. Porque um elogio anónimo pode ser causado por vergonha ou embaraço, mas crítica anónima só pode ser cobardia...

Assim vai o mundo...

Sem comentários: