quinta-feira, outubro 27, 2005

Um mundo sem imagem...

Tenho um respeito especial pelos cegos! É um respeito que parte do facto de achar que é preciso uma enorme coragem para se viver sem este pormaior que é a visão...
Estava hoje no Metro de Lisboa e vi algumas pessoas cegas. Não sabendo se a cegueira era de nascença ou posterior, dei por mim a pensar como será viver assim. Apesar de termos cinco, ou seis, sentidos, a visão é provavelmente um dos mais importantes. A percepção que temos do mundo, parte muito do que vemos, e depois é preenchida com os outros sentidos. Se ficarmos cegos depois de nascer, ou seja, quando podemos ter uma visão das formas, cores, texturas, conteúdos, etc, é diferente porque sabemos a realidade. Mas se é de nascença, aí as coisas complicam-se muitíssimo. Não existe a noção dos objectos e de como é o ambiente que nos rodeia. Por tudo isto, tenho um respeito enorme pelas pessoas que não se deixam esmorecer e que não perdem a vontade de viver, só porque não conseguem ver. Mas será que realmente, não conseguem ver? Será que mesmo de olhos fechados, eles não sentem como nós sentimos a chuva a cair, o canto de um pássaro, um cheiro a amoras... Lembro-me do filme "À primeira vista" e de como o ver não é o mais importante na vida!
Seja como for, o meu respeito e admiração a todas as pessoas que não podendo ver, não deixam que querer VIver.

Assim vai o mundo...

Sem comentários: