quarta-feira, novembro 01, 2006

O mundo igual...

Pois bem, em relação à frase de ontem:

"Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de rastos à sua procura."

em que vos pedi para colocar uma vírgula, foi com agrado que vi as vossas respostas...

De facto, sendo um exercício usada na nossa formação, notamos esta curiosidade:
- as mulheres geralmente colocam a vírgula após o substantivo"mulher";
- os homens colocam sempre a vírgula após a forma verbal "tem".

Isto porque esta simples frase pode reflectir o ponto de vista que temos! Se consideramos um ponto de vista mais masculino, defenderiamos que se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de rastos à sua procura. Porém, uma elaboração mais detalhada da frase (com a mudança da vírgula para a frente da palavra mulher), alteraria o objecto analisado, e seria o homem a andar de rastos...

Como bem salientou uma querida comentadora, hoje em dia ninguém tem de andar de rastos atrás de ninguém! Mas infelizmente não creio que ainda se dê o devido valor à Mulher. As visões estereótipadas ainda são comuns, seja nos anúncios, seja no trabalho, seja na família, etc... Embora mais ligado ao trabalho, o meu projecto visa descontruir esses efeitos segregadores! A igualdade não é o confronto de machismo e feminismo. Antes a sua não existência! O facto de ser cavalheiro, ao abrir uma porta por exemplo, não faz com que pense que a mulher é mais ou menos que eu, é apenas um gesto de civismo! O facto de oferecer o meu casaco numa noite mais fria não porque pense que a mulher é mais fraca, mas porque me sinto na obrigação de provir um melhor conforto.

No nosso burgo, temos ainda muitas ideias pré-concebidas! É uma sociedade que ainda tem muitos dogmas, e um deles é a auto-libertação da mulher. Não é um problema exclusivamente português mas que a entrada na UE veio reafirmar. Cabe-nos a todos nós lutar contra isso, já que acertar no sítio da virgula é uma coisa, transpor isto para o quotidiano é outra...

Assim vai o mundo...

10 comentários:

Victor Figueiredo disse...

Assim vai o mundo!
Bem colocada essa questão, Francisco!
Mas, onde ficam os tão aclamados casais modernos?!
:)
Abraço

Francisco del Mundo disse...

Ahahaha, VF, para mim um casal moderno é um casal que compartilha responsabilidades, que a mulher pode ganhar mais que o homem sem haver confusões, que o homem pode muito bem cozinhar e ajudar na lida da casa.. Esses serão os casais do futuro!!!
Abraço

Anónimo disse...

"ajudar na lida da casa"- wrong choice of words- sabes que e isto mesmo que temos de mudar, a raiz do problema. O homem nao tem de ajudar ninguem,mas sim partilhar a lida da casa.
Como grande parte dos casais homosexuais em que estao questao nao existe. Existe a disponibilidade.
Abraco

ivamarle disse...

gostei particularmente da última frase...beijocas;-)

Catraia_Sofia disse...

Yap: oportuno,actual e como complicado para certas cabecinhas.

Grande a responsabilidade que trazemos aos ombros: se não queremos perpetuar as ideias machistas e de desigualdade cabe a nós começar a educar, a provocar a diferença!

Francisco del Mundo disse...

Desculpa, Netro, não percebi a minha má escolha de palavras! Quando digo ajudar não falo em percentagens! Até pode ser 50%... Ou pode ser 10%! Porque imagina que é inapto a cozinhar! Ou uma mulher é inapta a cozinhar... Não, lições neste campo não levo!!:D
Abraço

Iva, obrigado!

Aifos, não é de facto um assunto pacífico e vai demorar.. Mas tem de ser do género "água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura"!...

Beijos

Anónimo disse...

Acabaste de levar uma licao:) As palavras que escolhes vao te ser sempre muito importantes e sao estas "pequenos" erros que sao enormes e que temos de retirar de nos. E-me importante isto porque ando a lutar contra meio mundo por questoes como esta.

Francisco del Mundo disse...

Netro, peço desculpa de interpelar tão directamente mas normalmente quando vem aqui advoga uma autoridade moral que pelos vistos eu nunca hei-de alcançar... Ao longo deste ano e meio já tivemos algumas divergências! Respeito-as porque gosto de diversidade de opiniões. Agora uma coisa que nunca fiz foi dizer que a minha opinião é melhor que a dos outros! Não é. É a minha!
E no comentário que me fez, que continuo a não perceber o que "ajudar na lida da casa" (e para lhe ser franco falei hoje com especialistas nesta área) tem de errado. Agora as lições quando se recebem, ou a pessoa percebe que a recebeu, ou não vale a pena... Ora, eu continuo a não perceber! Posso ser burro. É uma hipótese! A outra é a lição não ter sido bem dada.
Seja como for, agradeço o comentário, apenas lamento o tom... Porque se ambos remamos para o mesmo lado (igualdade de oportunidades), baralha-me quem bata no outro remador....
Abraço

Anónimo disse...

Mas quem anda a bater no outro remador es tu. Nao tinha intencao nenhuma de te despertar essa violencia de palavras, mas o que e tao dificil de interpretar o "ajudar na lida da casa"? Parece-me bastante obvio. Quando ajudas e quando alguem precisa de ajuda. Va va, quem sao os especialistas no assunto? Ando ca fora pelo mundo a batalhar as questoes de forma directa e dizes-me que existem especialistas no assunto? Que venham batalhar pessoalmente contra o turismo desenfreado na Croacia, ou a favor das mulheres do mundo muculmano poderem praticar a sua propria religiao... Se vierem conheco-os de certeza e com essa mesma certeza nao se irao achar especialistas em nada, porque o melhor a ter em tudo isto e a humildade de se saber que nao se sabe nada. Ficar em portugal acho que te deveria provocar uma vontade em aprender e nao a dizer que "Não, lições neste campo não levo!!". Anda ca para fora tentar lutar contra injusticas e vais ver que levas muitas.

Francisco del Mundo disse...

Netro, dou-lhe razão... Sou um ignóbil... Espero então que não tenha de voltar aqui para ver as asneiras que escrevo...
Abraço