sábado, junho 25, 2005

Expressões que tal...

Hoje estava eu, o meu pai e a minha mãe à conversa... A dada altura o meu pai disse: "Trabalhava com o meu «falecido» pai!". Imediatamente deixei de ouvir o resto da conversa e comecei a meditar sobre tal expressão! Ora bem, numa conversa com desconhecidos, a expressão indicaria que o meu avô já faleceu. No entanto, é óbvio que quer eu quer a minha mãe estamos conscientes desse facto. Então por que razão estaria o meu pai a dizer isso? Aliás, o meu pai é apenas um exemplo pois parece um hábito que se adquire após a morte de um familiar a célebre expressão «expressão». É claro que isso, em princípio, elimina aquelas gaffes terríveis em forma de pergunta: "E como está x? Morreu!"... Isto seria logo motivo de constrangimento porque a morte é um assunto desconfortável para a maioria das pessoas...
Mas eu de facto não uso a palavra falecido porque não vejo necessidade. Por exemplo, se eu dissesse qualquer coisa como: " O meu pai dizia..." é escusado dizer falecido, primeiro porque usei o passado, e segundo porque (dirigindo-me a pessoas que soubessem do facto) sabe-se que não temos um pai vivo e um «falecido»....

Assim vai o mundo...

Sem comentários: