quarta-feira, junho 29, 2005

O quarto de Nanni...

Existe um realizador italiano que para além de toda o intervencionismo político que tem, tem criado alguns dos melhores filmes europeus dos últimos anos...
Nanni Moretti não é um realizador muito conhecido mas tem realizado pequenas obras de arte, cheias de sentimento... Não se pode esperar grandes blockbusters, mas simples filmes em que somos confrontados com cenas que poderiamos encontrar na nossa própria vida!
É o caso deste "O quarto do filho"... Um drama de uma família italiana em que vê o seu quotidiano abalado pela morte súbita de um filho... Toda a reacção dos restantes elementos revela uma humanidade que podemos identificar como nossa. É um filme triste, que talvez não faça chorar mas que obriga a parar e pensar! O pesadelo que é deixarmo-nos enredar numa teia de suposições e "ses..." que nada melhora a nossa vida mas que insistem em massacrar o nosso pensamento... Os papéis são bem interpretados mas dou uma especial relevância ao próprio Nanni que representa um psiquiatra que se vê perdido depois do desaparecimento do filho... É um filme sobre a perda e como cada um de nós lida com isso!

Assim vai o mundo...

Sem comentários: