terça-feira, maio 24, 2005

Africa...

Pouca gente sabe que hoje é o Dia de África... Para quem me conhece sabe que é um continente que me é muito querido! Apesar de nunca o ter visitado, tenho uma afinidade enorme com a terra, os cheiros, os sabores (ah, da muamba ao cuscus), os gentios...
O meu lado humanista faz com que o meu coração fique destroçado, pois com uma riqueza natural incrível (que podemos ver nas magníficas imagens que nos chegam), os países africanos não conseguem descolar da miséria. A culpa pode ser atribuída a muitos factores (descolonização tardía, guerras civis e tribais, corrupção dos dirigentes), mas os povos africanos não podem estagnar à sombra de erros passados. Tem de pegar nas coisas boas e avançar para a construção de democracias fortes, economias igualitárias, sociedades livres...
Apesar de ser um continente enorme, com mais de 50 países, tornou-se usual falar de África como um continente homogéneo com problemas iguais. Se em certos aspectos tal é verdade, não nos podemos esquecer dos particularismos de cada nação com as suas coisas boas e más... A comunidade internacional tem um papel fundamental no crescimento destes países, seja evitando possíveis genocídios (no Ruanda, a actuação surgiu tarde demais) ou na suavização das suas dívidas externas (como Angola tenta fazer, sobretudo com Portugal)...

Não escondo que gostava de ter ou pertencer a uma ONG que trabalhasse no continente africano. Aliás, se escolhi o meu curso foi porque queria trabalhar nessa área. Apesar de andar agora um pouco afastado, esse é ainda um dos meus objectivos que espero cumprir! Um Euromilhões dava jeito...

Assim vai o mundo...

Sem comentários: