domingo, maio 29, 2005

A França e a Europa...

Os franceses nunca foram uns fervorosos europeístas. São um povo com uma consciência nacional enorme e que gosta de fazer sentir o seu peso no colectivo do velhor continente.
Desde o início das comunidades europeias, o eixo franco-alemão foi o motor da integração económica e política. Agora, após uma crise económica germânica, surgem as dúvidas existencialistas gaulesas... Cansados da política interna (sobretudo de Chirac) e duvidosos da consistência agregadora da nova Europa a 25, o eleitorado francês decidiu dar uma prova do seu poder eleitoral! Contrariando o abstencionismo que normalmente caracteriza as eleições ou referendos relativos à UE, cerca de 80% dos franceses foram às urnas e votaram maioritariamente "Não" ao projecto constitucional europeu... Esta resposta negativa, a que se seguirá o provável "Não" holândes, não põe em risco a União, mas obriga a uma paragem e reflexão conjunta dos novos caminhos a traçar pelos povos europeus...
Caberá também ao português Durão Barroso, presidente da mais forte instituição comunitária, o papel de iniciar o debate que conduza a uma solução pacificadora e evolucionista... A minha proposta é que se procure uma maior e mais decisiva intervenção dos cidadãos... Afinal, quantos de nós se sentem verdadeiros cidadãos europeus?

Assim vai o mundo...

Sem comentários: