sexta-feira, maio 13, 2005

Sexta feira 13

Tenho que dizer que tenho uma predileção pelas sextas-feiras 13... Bem sei que não é normal mas nunca apostei muito na normalidade!
O 13 sempre foi o meu número favorito, escolhido tanta vez no desporto ou no cinema. Ninguém o queria e eu sempre tive esta atracção por aquilo que é maldito, exilado, apátrida, excomungado e fazia sempre questão em o ter... A verdade é que me fui dando sempre bem e sempre que tinha algo marcado para as amaldiçoadas sextas-feiras 13, parecia que os deuses estavam pelo meu lado e era protegido pela Dona Fortuna. Então, comecei a ver no início de cada ano se haviam estas sextas estranhas e a desejar que quanto mais melhor... Admito que poderei parecer pouco razoável se pensar que o facto de ser este dia, eu possa ter mais sorte, mas que diabo, acreditamos em tantas mezinhas e superstições (gatos pretos e afins), que porque não acreditar no contrário...

Já agora, a explicação que se acredita ser a mais plausível para o facto da sexta feira 13 ser um dia aziago é a seguinte: em 13 de Outubro de 1307, o rei francês Filipe, o Belo, mandou torturar e assassinar milhares de cavaleiros da Ordem dos Templários por não ter sido aceite nesta elite clerical. Acontece que tal dia calhou numa sexta feira e como esta onda de terror provocou comoção na Europa, ficou a lenda do azarado dia... Esta explicação não é consensual mas o facto de no Brasil, México, China ou India o 13 ser visto como sinal de sorte, parece indicar que a Europa terá sido o continente de origem desta crença!

Assim vai o mundo...

Sem comentários: