segunda-feira, junho 25, 2007

O mundo dos desafios..

Esta bela menina desafiou-me a apresentar 3 livros de referência e 3 livros em mãos. Pois bem, no que toca aos livros que me marcaram, escolho:
  • A Insustentável Leveza do Ser (Milan Kundera) - porque encaixa perfeitamente na minha personalidade. Toda a ambivalência do mundo do amor e o mundo das "amizades eróticas" tem marcado os vários momentos da minha vida sentimental.
  • Fio da Navalha (Somerset Maugham) - um livro que tem uma componente filosófica enorme. Foi ao lê-lo que questionei (tal como Larry, a personagem principal, o faz) muitos aspectos da vida. Religião, política, economia, amor... Todo o relativismo deste mundo em constante transformação.
  • Rosas de Atacama (Luis Sepulveda) - o livro que me fez escritor. A escrita escorreita, descritiva, vivencial, real de mestre Sepúlveda fez soltar em mim todas as palavras que mantinha cá dentro. A ele devo a vontade de escrever...

No que toca aos livros que tenho em mãos, quebro um pouco as regras:

  • Le Comte de Monte Cristo (Alexandre Dumas) - um dos meus livros favoritos (que poderia estar na lista de cima), lido na sua lingua original.
  • Jonathan Strange & Mr Norrell (Suzanna Clarke) - este livro sobre a vida de dois mágicos londrinos está a ser extremamente complicado de ler por estar escrito num inglês cerrado do séc. XIX.
  • O meu Moleskine - este é sempre o livro que tenho em mãos. É nele que escrevo os posts que publico, as listas de livros a comprar, os locais a visitar e as estórias que me surgem na cabeça. O livro da minha vida é escrito todos os dias, neste caderno de capa negra...

É suposto eu passar este desafio a 3 pessoas, mas sou sincero, gostava de conhecer os gostos de mais pessoas. Assim, pergunto-vos a todos os que leram este post: quais são os 3 livros de referência e os 3 livros que tem em mãos?

Assim vai o mundo...

6 comentários:

Teardrops disse...

Ai as coisas que me fizeste lembrar...

Pois, A Insustentável Leveza do Ser e o Fio da Navalha também fazem parte do meu imaginário literário. O Conde de Monte Cristo li-o na nossa língua mãe, que perco a paciência para ler em outras línguas (não sou assim tão fluente)

Valeu a pena desafiar-te... como sempre!

Um beijo

Sabina disse...

A insustentavel leveza do ser é o livro da minha vida....

Curioso...

Francisco del Mundo disse...

teardrops, ainda bem que gostaste das minhas respostas...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

insaciavel, é um livro fabuloso e eu confio no teu bom gosto...:D
Beijo

Inês disse...

li esses 2 primeiros há muitos anos, foi cedo demais... são daqueles que estão sempre à espreita para lhes pegar outra vez...porque sei que os vou sentir de uma forma renovada e mais inteira...
os que escolho são O amante, da Marguerite Duras, Ou o poema contínuo, do Herberto Helder e Os nós e os laços, do Alçada Baptista.
os que tenho em mãos são o O fim da aventura, do Graham Greene, Alice no país das maravilhas, Lewis Carrol e o Fazedor, Jorge Luís Borges.

(também tenho um caderninho, daqueles de papel toalha de mesa, em que escrevinho o que me apetece...*)

Andreia disse...

os que escolho:

O nome da rosa
as palavras que nunca te direi
equador

os que tenho em maos

7 anos no Tibete
Adeus minha comcubina
o fim da aventura

beijos