terça-feira, abril 05, 2005

Acontece...

Nestes últimos meses dediquei-me aos exames do concurso para o cardo de adido de embaixada do Ministério dos Negócios Estrangeiros...
Pois bem, começaram em Setembro 1450 candidatos... Seriam seis exames (portugues, frances/inglês, psicológico, escrito de conhecimentos, oral de conhecimentos e entrevista profissional) com uma nota mínima de 15 valores. Pois bem, não parti com muitas esperanças mas a verdade é que fui passando as provas. Cheguei então ao penúltimo exame, com apenas 50 candidatos aprovados. Na teoria, seria o exame (oral de História e Relações Internacionais) onde estaria mais à vontade mas a verdade é que não correu bem. Saiu o único tema que não estava à vontade e por isso não pude dar largas à capacidade oratória... A verdade é que fiquei aborrecido no próprio dia, porque podia ter corrido melhor. Não gosto de culpar a sorte por tudo e por nada, por isso culpo-me a mim...
Logo ouvi de várias pessoas, inclusivé os meus pais, que poderia ter havido as célebres cunhas... Não quero nem pensar nisso. Se por acaso achasse que tinha feito o suficiente para ter 15, era uma coisa, mas quando saí da sala tive a certeza que não daria. Não tenho aquele hábito português de dizer que correu mal quando se pensa ao contrário, só para prevenir uma eventual desilusão... Sou sempre realista nas análises e raramente sou surpreendido!
Tive também hoje outra situação para analisar... Uma amiga minha, sabendo do meu chumbo no exame, decidiu ligar-me para me contar! Antes que ela dissesse alguma coisa, disse com um sorriso largo que já sabia. Obviamente me respondeu que estava aliviada pois não sabia como me havia de contar! Disse-lhe que recebo as más notícias com a mesma calma das boas... Habituei-me na minha vida às piores notícias e a ser sempre optimista. E disse-lhe que se estive chateado foi no dia em que fiz o exame e nunca no que recebi a nota, pois já não podia fazer nada...
E é assim que agora terei de procurar o que fazer já que esta oportunidade se esfumou... Sem medos ou receios e sempre com um sorriso nos lábios!

Assim vai o (meu) mundo...

Pergunta do dia:
Porque é que as pessoas se levantam da cadeira, reviram a sala toda à procura do telecomando só pra mudar de canal sem ter que sair do lugar?

Sem comentários: