sábado, abril 02, 2005

Karol, o Papa...

Aqui disse quando me descrevi que sou mais cristão que católico... É verdade! Sempre preferi uma relação mais directa com o poder superior que ter a Igreja a mediar... É verdade que vou à missa mas para ter uma hora de calma para pensar nas coisas boas que tenho!

Ora bem, esta introdução para dizer que apesar de não concordar com muita coisa da Igreja Católica (e sobretudo com o Vaticano e todos os seus meandros), tenho de ter um respeito enorme por Karol Wojtyla... Mais do que pelo Papa, pelo homem! É verdade que quando tive a oportunidade de estar na Praça de São Pedro aquela figura branca inunda-nos de paz e calma... Mas o que me impressiona é o homem que luta contra a doença e o cansaço porque acredita na sua missão. Ele não é santo e não gosto que o santifiquem!Porquê? Porque ao saber que ele é apenas uma pessoa, posso ter esperança que poderão haver mais assim... O que o mundo precisa é de pessoas boas, que ponham o interesse de algo superior a si à frente do seu interesse! Pois este é um dos caminhos para uma maior felicidade... Não vou aqui fazer uma apologia completa do Papa João Paulo II, até porque se é verdade que rompeu com muitas barreiras, ainda assim fica a sensação que podia ir mais além... Mas numa instituição que tão pouco muda ao longo de séculos, qualquer homem que procure mudar algo já é positivo!

Assim, podem ver que tenho muito respeito pelo Papa e pelo homem atrás do cargo e é por isso que me entristece ver o que estão a fazer... Falo obviamente dos meios de comunicação social e da sua cobertura da sua doença! Sabemos que irá morrer e não faltará muito. Mas dai fazerem especiais a tentar ser os primeiros a comunicar a sua morte, parece-me no minimo de mau gosto! Acho que já houve uma mão cheia de rebates falsos e não me parece de interesse estar de cinco em cinco minutos a dizer que o estado de saúde agrava-se! Já aqui falei da eutanásia e falarei mais vezes da morte, apenas porque tenho muito respeito por ela... Não se confunda respeito por medo!

Concluindo, o Karol Wojtyla irá morrer mas não esquecerei a imagem de um homem extremamente doente a tentar falar ao povo que o chamava na sua última aparição... Um derradeiro gesto de coragem e de afecto para com aqueles que interessam: os crentes!

Assim vai o mundo...

Sem comentários: