domingo, abril 17, 2005

Missa...

Já aqui disse que vou à missa! Gosto de ter um sítio em que posso por as ideia em ordem e falar com o Homem lá de cima... Digo Homem porque nos ensinam que ele foi como um de nós e com H grande porque teve a sorte de ter a maior parte do mundo contra ele e ter razão! Porém, não sou daquelas pessoas que só se lembra que é cristão ou católico para pedir alguma coisa... Assim como não digo "Graças a Deus!" para tudo e mais alguma coisa, também não digo "Onde estava Ele quando eu precisei?"... Não, considero-o como o irmão mais velho que me põe a pensar se as decisões que tomo são as mais correctas! E não é preciso que fale, apenas que me obrigue a pensar nas coisas boas e más que faço!

Ora bem, mas o que vos queria dizer hoje é que sou totalmente contra o facto de se obrigar crianças pequenas a ir à missa! Não porque se fazem barulho me incomodam a mim, até porque acho muito pior o facto dos adultos não desligarem o telemóvel mas porque não vejo vantagem nenhuma para os pequenos... As crianças, com uma certa idade, são irrequietas pois tem muita energia acumulada! E torna-se impossível para elas ficarem caladas e quietas durante mais de cinco minutos. Sobretudo num ambiente austero que é a missa... Compreendo assim quando elas se começam a impacientar e a causar o caos! É impossivel fazer com que ela entenda que deve respeitar o Senhor, ou Cristo vem cá baixo e dá-te nas orelhas... Ela não tem ainda consciência do que é a religião e tudo o resto! Terá muito tempo para decidir se querem ou não ser católicos, não será com a sua presença na missa que irá reforçar qualquer coisa a não ser rotina...

Bem sei que me poderão dizer que as crianças vão porque os pais não tem com quem ficar... Facilmente resolveria isso com um dos pais a ficar com a criança durante a hora da missa e vice-versa. A missa não é uma experiência que precise de ser partilhada com o conjuge, por isso pode-se adoptar esse esquema... Pelo menos assim farei se me acontecer...

Assim vai o mundo...

Sem comentários: